quinta-feira, 30 de abril de 2009

Projecto Contos & histórias


No projecto Contos & histórias dirigido aos alunos do 1º ano, o Soldado João de Luísa Ducla Soares animou as sessões de leitura.

Dia Da Mãe

Poema à mãe



Ser mãe...
Mais que dar à luz
é SER luz
na vida de alguém.

Luz que não se apaga, quando um dia
foge-nos a presença, causa dor
ser mãe é ser amor!

Ser para sempre dentro da gente
lembrança guardada com carinho
enciclopédia, ensina os caminhos
o amanhecer pintado numa tela...
com as melhores cores da aquarela
pedaço do coração, que ela nos deu
quando eu nasci, você nasceu...

Ser mãe é ser assim
ter tudo que se quer, para doar
doar os próprios sonhos e até mais
ser a gota do oceano do seu filho
tudo fazer, para que nunca o veja naufragar.
Tere Penhabe

DIA DA MÃE

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio.
Datas Fixas
Dia -Mês- País
3 - Março - Geórgia
8 - Março - Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia , Moldavia
21 - Março - Egito, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos
7 - Abril Grécia
10 - Maio - México, Guatemala, Barém, Hong Kong, Índia, Malásia, Qatar, Singapura
26 - Maio - Polónia
27 - Maio - Bolívia, República Dominicana
12 - Agosto - Tailândia (Aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit)
15 - Agosto - Bélgica e Costa Rica (Dia de Atención De Maria)
8 - Dezembro - Panamá

1ª de Maio- Dia do Trabalhador



No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.



Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.
Foi este o resultado desta segunda manifestação.

A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.

Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.
116 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade.
Nos Estados Unidos da América o Dia do Trabalhador celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por "Labor Day". É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro e está relacionado com o período das colheitas e com o fim do Verão.
No Canadá este feriado chama-se "Dia de Oito Horas". Tem este nome porque se comemora a vitória da redução do dia de trabalho para oito horas.
Na Europa o "Dia do Trabalhador" comemora-se sempre no dia 1 de Maio.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mudanças - Acção de Sensibilização



Nos dias vinte e nove e trinta de Abril na BE/CRE foi promovida mais uma acção de sensibilização na área da saúde.Depois dos temas do tabaco, do álcool e das drogas dirigidas aos alunos do 3º ano, desta vez a acção foi dirigida aos alunos do 4º ano.O tema tratado pela equipa do Centro de Saúde foi a Puberdade e as mudanças no corpo.
Depois da divulgação de um PowerPoint e das explicações foi visionado um filme sobre a temática e distribuido um desdobrável com informação para pais e alunos.Promoveram-se cinco sessões sobre o tema que bastante despertou a curiosidade dos alunos. Foram sessões bastante participadas e esclarecedoras.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DO LIVRO



Celebra-se O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor a 23 de Abril.Porquê?
O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebiam em troca um livro.
Para além disso, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.
A BE/CRE publica a capa e um poema que fazem parte de um pequeno livro que criou e ofereceu a todas as turmas da escola.No seu interior lê-se poesia sobre livros, claro está. Disfrutem!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Concurso "Meto o nariz nos livros"


Participa

DIA MUNDIAL DO LIVRO

Comemoração da Revolução do 25 de Abril

quinta-feira, 2 de abril de 2009

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL


Sabes por que razão o dia 2 de Abril é o DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL? Não? Então fica a saber... No dia 2 de Abril de 1805 nasceu, na Dinamarca, um menino que se ia tornar célebre por todo o mundo pelos seus contos maravilhosos: HANS CHRISTIAN ANDERSEN!! Ele deixou-nos contos imortais que passam de geração em geração: - A Pequena Sereia- O Soldadinho de Chumbo- O Patinho Feio- O Fato Novo do Imperador- A Menina dos Fósforos, entre outos.